25/11/2015

Circuito Nacional de Montanha
Agostinho Costa-Campeão de Portugal- M 55
José Tavares-Campeão de Portugal-M 50

 Sambade (Alfandega da Fé) foi palco, no passado dia 22 de Novembro, do II Trail da Festa da montanha, prova nomeada de Campeonato de Portugal da Federação Portuguesa Montanhismo e Escalada de corrida em montanha 2015,e inserida no Circuito Nacional de Montanha 2015. Com uma distância de 22 quilómetros e temperaturas muito baixas à partida, foram dezenas os atletas que marcaram presença na penúltima prova do circuito Nacional de Montanha, o qual os atletas vencedores neste evento desde elites a veteranos eram considerados campeões Nacionais nos diversos escalões etários de corrida em montanha.
O Fundo de Vila de S. João da Madeira foi uma das equipas presentes na competição, com cinco atletas na linha de partida e que ambicionavam a melhor classificação possível, tanto ao nível individual como colectivo.
E o destaque na equipa sanjoanense vai para Agostinho Costa, e José Tavares que se sagraram campeões de Portugal de corrida em montanha. Agostinho Costa a competir no escalão M55,e José Tavares no escalão M50,prova aberto aos atletas federados na Federação Portuguesas de montanhismo e escalda. Belmiro Ferreira foi o primeiro atleta a cortar a meta no décimo primeiro lugar da geral com a marca de 01:30:52 horas, marca que lhe valeu o primeiro lugar no escalão M50,a salientar que o mesmo não contava para o campeonato de Portugal. José Tavares a competir no mesmo escalão foi 14.º classificado, com a marca de 1:34:38 horas, resultado que lhe permitiu subir ao lugar mais alto do pódio na categoria M50, (medalha de ouro)no campeonato de Portugal de corrida em montanha; logo seguido do colega de equipa Lino Ferreira, a competir no escalão M45 que foi 16.º da geral, com a marca de 01:37:17 horas, marca que lhe valeu o quarto posto no seu escalão.
Já Agostinho Costa terminou a prova no 18.º posto da geral 01:39:25 horas, e foi o primeiro classificado na classe M55,medalha de ouro, sendo que a fechar a equipa o atleta Ismael Silva, a competir no mesmo escalão, cortou a linha de meta no 23.ºlugar com o tempo de 01:49:05 horas, alcançando, assim, o terceiro posto no escalão e medalha de bronze. na sua categoria. Já Mário Oliveira do Fundo de Vila, a competir na prova aberta de 10 quilómetros, e não pontuável para o campeonato de Portugal de corrida em montanha foi vencedor da classificação geral.
O grande vencedor do Campeonato de Portugal de corrida em montanha foi o atleta José Carvalho, do Clube Atlético de Mogadouro, ao concluir os 22 quilómetros com (01:21:08) horas, seguindo-se Mário Fonseca do CDC Navais (01:21:18) horas, e a fechar o pódio, o atleta Pedro Rodrigues do Clube Atlético de Mogadouro com o tempo de 01:22:02.
Colectivamente, em que apenas os cinco melhores atletas de cada equipa contavam para a classificação desta prova, a vitória ficou com o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, com um tempo total de 07:28:17. Na segunda posição ficou o FC de Penafiel (07:31:22) e no terceiro lugar a equipa sanjoanense do Fundo de Vila (08: 11:44).
Já para a classificação colectiva do Campeonato de Portugal de corrida em Montanha, em que apenas pontuavam os primeiros três atletas federados de cada equipa, a vitória ficou com o GD Castelo de Paiva (04:18:31), seguindo-se o FC Penafiel (4:23:12) na segunda posição. O Fundo de Vila fechou o pódio com o tempo de 4,51.20.
A próxima prova do Circuito Nacional de Montanha realiza-se no próximo dia 06 de  Dezembro  em Sameiro, Manteigas para a última jornada do circuito Nacional de montanha.


Sem comentários: